Produção industrial cai em 10 locais em 2014

Gostou? compartilhe!

Saiba mais sobre Produção industrial cai em 10 locais em 2014

Produção industrial cai em 10 locais em 2014

No indicador acumulado no ano de 2014, houve redução na produção industrial nacional em dez dos 15 locais pesquisados. Em quatro deles, houve recuo com intensidade superior à da média da indústria (-3,2%): São Paulo (-6,2%), Paraná (-5,5%), Rio Grande do Sul (-4,3%) e Amazonas (-3,9%). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 6.

 

Já na passagem de novembro para dezembro, a redução de ritmo observada na produção nacional, na série com ajuste sazonal, foi acompanhada por 12 dos 14 locais pesquisados. Os recuos mais acentuados ocorreram na Bahia (-7,9%), em Santa Catarina (-5,9%) e em Goiás (-5,3%).

Nesses locais, o menor dinamismo foi particularmente influenciado por fatores relacionados à redução na fabricação de bens de capital (em especial aqueles voltados para equipamentos de transportes – caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões e veículos para transporte de mercadorias), bens intermediários (autopeças, produtos têxteis, produtos siderúrgicos, produtos de metal, petroquímicos básicos, resinas termoplásticas e defensivos agrícolas) e bens de consumo duráveis (automóveis, eletrodomésticos da linha branca, motocicletas e móveis).

 

Pará (8,1%) e Espírito Santo (5,6%) assinalaram as expansões mais elevadas, impulsionados pelo comportamento positivo do setor extrativo (minérios de ferro). Mato Grosso (3,0%), Goiás (1,7%) e Pernambuco (0,1%) também apontaram taxas positivas no índice acumulado do ano.

Fonte: IBGE



Gostou? compartilhe!