Sustentabilidade para empresas: 20 dicas simples

Gostou? compartilhe!

Saiba mais sobre Sustentabilidade para empresas: 20 dicas simples

Sustentabilidade para empresas: 20 dicas simples

A maioria das pessoas acaba passando a maior parte do dia dentro de ambientes de trabalho em empresas, e em paralelo a isso, cresce o número de pessoas que se preocupam com o seu papel no Meio Ambiente. E porque não relacionar esses dois fatos, já que passamos muitas horas trabalhando? Tão importante quanto adotar medidas sustentáveis em nossas casas, é adotar tais medidas também no nosso ambiente de trabalho. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de sustentabilidade para empresas, que você mesmo pode adotar ou incentivar na sua empresa, para um ambiente de trabalho mais sustentável, ecoeficiente, saudável e harmonioso:

1- Criação de uma comissão sustentável dentro da empresa
Toda empresa pequena ou grande, deveria ter um grupo, comissão envolvendo os próprios funcionários, com o compromisso de buscar compartilhar, difundir, viabilizar e aplicar ideias sustentáveis e ecoeficientes no próprio ambiente de trabalho. Este envolvimento é tão importante para a empresa quanto para os próprios funcionários, que poderão ver os resultados de maneira mais eficiente. Por mais que muitos não tenham o interesse em participar, sempre existem pessoas interessadas em fazer parte desses grupos nas empresas;

2- Fazer a revisão e manutenção adequada dos aparelhos
É importante que todas as máquinas e toda a parte elétrica seja revisada regularmente, pois qualquer falha pode resultar em um desperdício de energia, água, etc.
Por exemplo: Descargas de sanitários ou torneiras com vazamento, fiação elétrica rompida ou inadequada, ar-condicionado desregulado, etc.

3- Eficiência no uso do Ar-condicionado
Na maior parte dos edifícios comerciais no Brasil, 50% da demanda de energia é gasta com ar condicionado. O sistema de ar condicionado tem que ser flexível de maneira a ser usado somente onde e quando forem necessários. Ideal também seria a regulagem da temperatura seja por sensor ou manualmente, em vários momentos do dia, para melhor adequar ao ambiente externo. Atualmente existem sistemas de ar condicionado que reduzem a perda de carga e resistência do ar, aumentando a eficiência de troca de calor automaticamente, reduzindo assim a utilização de energia.
E sempre que for possível, utilizar a ventilação natural abrindo as janelas em dias que não são muito quentes ou frios.

4- Desligar/tirar aparelhos da tomada
Aquele hábito que muitas pessoas têm ao saírem do trabalho e deixar os computadores em “Stand by” ao invés de desligar, e não fazem ideia de que esses aparelhos continuam gastando energia mesmo nesse modo, ou desligados mas ainda conectados na tomada. O “Stand By” é um grande vilão de consumo de energia.
O ideal é sempre desligar e tirar da tomada.

5- Luminárias de mesa ou iluminação direta
A adoção de luminárias de mesa ou uma iluminação direta para cada funcionário, pode ser uma solução para redução de gasto de energia com iluminação. Uma iluminação mais direta, na mesa, reduz a utilização de lâmpadas, energia, e a sala ou ambiente não necessariamente precisa estar com todas as lâmpadas acesas, além de ser mais confortável para quem utiliza;

6- Substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED;
As lâmpadas de LED apresentam o menor consumo entre todos os tipos de lâmpadas: com apenas 8 W, ela ilumina o mesmo que a incandescente de 60 W e que fluorescente de 15W, além de ter uma vida útil 10 vezes maior que as outras.
Então porque não sugerir a troca das lâmpadas convencionais do seu escritório, por lâmpadas de LED, o retorno do investimento vem em pouco tempo e o Meio Ambiente agradece com a redução do consumo de energia;

7- Instalação de sensores de presença
Esses sensores de presença permitem que a luz só seja acesa no momento em que for detectado um movimento, isso poderia evitar que luzes fiquem acesas em ambientes em que não haja ninguém. Mas vale lembrar que o ideal é que esse tipo de equipamento seja usado com luz de LED, que não tem perda significante de vida útil com o “apaga e acende”, como as lâmpadas fluorescentes que acabam perdendo em média 40% de sua vida útil.

8- Home office
As empresas poderiam dar abertura para o funcionário que quisesse e pudesse, trabalhar em sua própria casa em algum ou alguns dias da semana. Essa medida já reduziriam os gastos com consumo de energia, mobiliários, material de escritório, e também a redução do trânsito e poluição nas grandes cidades; por ser um carro a menos nas ruas, uma pessoa a menos a utilizar o transporte público em horários de pico, além de fazer uma super diferença na qualidade de vida e na eficiência da maioria dos funcionários;

9- Papel reciclado
Substituir os papéis em branco, tradicionais pelos recicláveis já não é nenhuma novidade no mundo corporativo, mas os benefícios reais poucas pessoas tem conhecimento:
Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica com uma tonelada de papel reciclado.

10- Impressões em frente e verso
Divulgar lembretes para que os funcionários imprimam frente e verso sempre que for possível. Uma medida bastante simples, e fácil de ser configurada no seu computador, e que comprovadamente, reduz e muito o desperdício de papéis;

11- Reutilize papéis de rascunho como bloquinho de notas
Todos os dias muitas pessoas acabam jogando fora papéis que não precisam mais, documentos impressões erradas, etc. E muitas vezes esses papéis possuem um lado em branco ou grande parte em branco, que podem muito bem ser usadas como bloquinho de notas, aqueles que a gente sempre precisa ter a mão pra anotar alguma coisa.

12- Controle de Impressões
Uma parte significativa dos custos de uma empresa está nas impressoras espalhadas do escritório. Emails, páginas da internet e muitos outros documentos acabam gastando muita energia, papel e tinta, e na maioria das vezes, desnecessariamente. Como solução desse problema, a empresa pode adotar um sistema de gerenciamento de impressão. Já existem muitos softwares que realizam esse gerenciamento, são fáceis de instalar e você pode encontrar alguns gratuitos disponíveis na internet.

13- Bicicletário /vestiário
Além recém implantação de ciclovias pelas cidades brasileira, um bom incentivo para que os funcionários deixem de vir trabalhar com seus carros, é a implantação de um bicicletário e um Vestiário na empresa, porque as pessoas sempre acabam reclamando que não teriam onde deixar a bicicleta, e que não gostariam de trabalhar já suadas no começo do dia, e além disso, essas áreas exigem menos espaço de implantação do que se imagina.

14- Caneca/xícara/garrafa para líquidos
Aquela pausa diária para o café, pegar uma água, um chá, seria bem menos prejudicial ao meio ambiente se as pessoas usassem suas próprias canecas, garrafinhas, ao invés de usarem sempre os copinhos descartáveis de plástico.
Na fabricação de copos plásticos são necessários um gasto grande energia, água e produtos tóxicos, e além disso o plástico pode demorar aproximadamente 100 anos para se decompor no meio ambiente;

15- Separação e reciclagem de Lixo
Se você só pensou ou se preparou para separar o lixo somente na sua casa, porque não fazer na sua empresa também. Dê esta ideia para o departamento de serviços, “facilities”, ou tente implementar vocês mesmo. Recipientes em lugares estratégicos para coleta de papel, plástico, metal, e orgânico também. Nas grandes cidades existem muitas cooperativas de reciclagem de material que estão disponíveis para buscar esse material descartado.

16- Incentivos aos funcionários através de lembretes, cartazes, e-mails
Para manter a eficiência das medidas sustentáveis em uma empresa, é necessário incentivar sempre os funcionários, com cartazes, lembretes, e-mails, para que as práticas virem rotina, virem hábitos!

17- Programa de caronas solidárias
Os programas de caronas solidárias são cada vez mais comuns nas cidades. O programa consiste em que as pessoas que moram próxima ou no mesmo bairro disponibilizem caronas entre si para ir ou/e voltar do trabalho. Existem até aplicativos e serviços online grátis que organizam e disponibilizam esse serviço de caronas inclusive com pessoas de toda a cidade. Exemplo: www.caronasolidaria.com

18- Reciclagem de bituca de cigarro
Bituca de cigarro é reciclável sim, sabia?! Existem empresas no Brasil que reciclam essas bitucas, que são transformadas em materiais parecidos com o plástico para serem usadas na fabricação de cinzeiros e outros recipientes. E maneira de separar essas bitucas é muito simples, nas áreas destinadas aos “fumódromos” instalar recipientes para coleta dessas bitucas, depois armazená-las em garrafas PET por exemplo, e depois leva-las até pontos de coleta dessas empresas especializadas nesse tipo de reciclagem. Abaixo seguem dois exemplos de empresas, uma delas ligada a Cetesb;

19- Reuniões à distância
Deslocamentos para reuniões todo o tempo tornam-se cada vez mais desnecessárias tendo em vista o avanço tecnológico com ferramentas e softwares que facilitam as chamadas reuniões online. Com isso você passa a ter mais tempo para realizar suas tarefas, e gasta menos energia se locomovendo além de evitar que mais carros trafeguem pela cidade sem necessidade. Incentive isso na sua empresa!

20- Redução do uso de elevadores
Se você trabalha nos primeiros andares, tente fazer a experiência de subir ou pelo menos descer utilizando as escadas ao invés do elevador. Além de evitar o desperdício de energia do elevador, você acaba praticando um tipo de exercício físico.

Por exemplo, se um edifício conseguir reduzir em 65% o gasto de energia com elevador, economizará 11 trilhões de kWh e evitará a emissão de 4,9 Mtons de CO2 para poupar nosso planeta.

Fonte:GW3



Gostou? compartilhe!