Indústria registra leve recuperação em setembro

Gostou? compartilhe!

Saiba mais sobre Indústria registra leve recuperação em setembro

Indústria registra leve recuperação em setembro

A indústria brasileira apresentou pequenos sinais de recuperação no último mês de setembro, depois dos maus resultados registrados em agosto. Descontados os efeitos sazonais – fatores que influenciam as atividades econômicas somente nos períodos em questão – os Indicadores Industriais mostram que as horas trabalhadas, por exemplo, aumentaram 1% na comparação com agosto.

É o primeiro aumento registrado em quatro meses, período no qual as horas trabalhadas recuaram 6,7%. No entanto, a utilização da capacidade instalada da indústria caiu 0,3%, para 76,9%, percentual muito próximo do menor nível registrado na série dessazonalizada, 76,8%, registrado em julho.

O faturamento, por sua vez, ficou praticamente estável (variação de 0,1%), interrompendo a sequência de dois meses de recuo, com queda acumulada de 7,5% no período.

No mercado de trabalho, o emprego acelerou o ritmo de queda em setembro, registrando recuo de 0,9% e acumulando 20 meses ininterruptos de redução do emprego industrial. Já a massa salarial interrompeu sequência de quedas de quatro meses. O rendimento médio real aumentou 1,7%, revertendo a queda registrada nos três meses anteriores.

Todas as variáveis pesquisadas em setembro registraram, no entanto, quedas significativas na comparação com o mesmo mês de 2015, com exceção do rendimento médio real, que cresceu 2%. O faturamento registrou recuo de 15,4% nessa comparação, e as horas trabalhadas, 6,5%. Já a massa salarial recuou 4,7%.

Fonte: Usinagem Brasil



Gostou? compartilhe!

Receba NewsLatter da LÖSUNG BRASIL