Importação de máquinas: pior 3º trimestre em 9 anos

Gostou? compartilhe!

Saiba mais sobre Importação de máquinas: pior 3º trimestre em 9 anos

Importação de máquinas: pior 3º trimestre em 9 anos

(30/10/2016) – Após três anos de quedas sucessivas, os importadores de máquinas experimentam mais um ano de forte retração em suas vendas. A Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais) estima que o setor feche o atual exercício com queda de 38% em relação a 2015.

“É a maior queda da história do setor”, informa a entidade em comunicado de imprensa. Em 2015, o faturamento já havia encolhido 25%. “Embora isso possa favorecer a balança comercial, é uma péssima notícia para o setor produtivo, pois a indústria nacional precisa de maquinário importado para se tornar mais produtiva, inclusive para exportar”.

De acordo com os dados da Abimei, o mês de setembro voltou a registrar queda no volume de importações de bens de capital no Brasil. A trajetória de compras das empresas brasileiras, que estava estabilizada desde abril, caiu de US$ 2,471 bilhões em agosto para US$ 2,155 bilhões em setembro. Com a queda, o período de julho a setembro de 2016 foi o pior terceiro trimestre desde 2007, ano anterior à crise dos subprimes nos Estados Unidos, que teve consequências globais.

A esperança dos importadores era que a confirmação do impeachment desse alguma tranquilidade política ao país e, em consequência, trouxesse melhores perspectivas econômicas e maior confiança do investidor. Isso, na avaliação da entidade, não se confirmou.

Fonte: Usinagem Brasil



Gostou? compartilhe!

Receba NewsLatter da LÖSUNG BRASIL